Bem-vindo ao Mundo do Saquê Japonês - Parte 1

Há 2 mil anos o saquê desempenha um papel central na vida e na cultura do Japão, e o conhecimento e as técnicas relacionadas ao seu preparo difundiram-se por todas as partes do país. O saquê é parte essencial da dieta do Japão. Conhecê-lo de certo modo atribui à pessoa maior compreensão da história, cultura e sociedade japonesas, assim como do ambiente social do Japão da atualidade.

Produzido principalmente com arroz, o saquê é uma bebida fermentada em cujo preparo se usa um microorganismo chamado kiji e levedura. O teor alcoólico é de 13% a 16%. Também é importante a qualidade da água utilizada no preparo de saquê. Os fabricantes tiram proveito dos vários tipos de água natural disponível no Japão no preparo do melhor produto. Há muitas variedades de saquês, e a bebida pode ser ingerida aquecida ou gelada, dependendo da estação.

Como Degustar Saquê

  • O saquê é uma bebida alcoólica única na medida em que pode ser ingerida quente ou fria. Pode ser servida aquecida, gelada ou na temperatura ambiente. O saquê é degusteavél em uma variedade de temperaturas, de 5 graus a 55 graus Celsius, maior que de outras bebidas.
  • Classifica-se os différentes tipos de saquê em quatro categorias genéricas: aromeatico, leve e suave, encorpado e envelhecido. Os diversos tipos de saquê proporcionam uma variedade de prazeres.
  • O saquê pode ser servido em taças de vidro, assim como em recipientes tradicionais feitos de louça ou porcelana, ou laqueados. Os vários formatos e materiais certamente enriquecem o ato de degustar os diferentes sabores de saquê. A seleção do recipiente apropriado para a temperatura em que se serve o saquê aumenta o prazer de degustãção da bebida.
  • Como o saquê é produzido em uma ampla variedade de sabores e pode ser servido de diferentes maneiras, há diversas formas de degustá-lo, dependendo da estação do ano e da refeição que acompanha. Os sabores variados do saquê também podem ser usados como base para coquetéis.
  • O saquê pode acompanhar pratos do mundo inteiro, sejam quais forem seus ingredientes ou estilos culinários. É servido em restaurantes franceses, italianos e de outros estilos da cozinha ocidental.
  • O saquê realça o sabor dos alimentos e ao mesmo tempo abranda os fortes aromas da carne bovina e de peixes ou frutos do mar. Tem vários usos, seja no preparo ou na condimentação, tanto na culinária japonesa como na ocidental.
Nota: O saquê é uma bebida alcoólica que é extremamente sensível à luz e ao calor. Deve ser armazenado em local ventilado e escuro.

Fonte: JSS - Japan Sake and Shochu Makers Association

Comentários

Postagens mais visitadas